terça-feira, 3 de dezembro de 2013

TOMAR OU NÃO TOMAR SOL? E A VITAMINA D?

 
 

Cansamos de ouvir falar em proteção da pele à exposição solar, mas e como fica a produção da vitamina D.
 
 

Seis coisas que você tem que saber sobre a vitamina D. 
Muitos são os fatores que influenciam na absorção da vitamina, que quando bem absorvida, além de aumentar a imunidade, reduz o risco de desenvolvimento de doenças autoimunes e problemas ósseos.

A vitamina D pode ser sua concentração no organismo aumentada através da correta exposição solar, de alimentação ou suplementos. Porém elementos externos e internos influenciam a sua absorção. Confira abaixo os seis itens mais importantes à serem avaliados.

 


1)      Idade:

Alguns estudos nos mostraram que a pele dos idosos são menos eficiente na produção de vitamina D. Além de que o uso de protetor solar e a baixa exposição ao sol também contribuem para a diminuição dos  níveis da vitamina. Para este grupo se faz necessária a suplementação.

 


2)      Cor da Pele:

As pessoas morena e negra necessitam de maior tempo de exposição ao sol para que a produção de vitamina D seja efetiva, pois a concentração de melanina ( substancia de protege a pele contra os raios UVB) nestas pessoas são maior.

 
 
3)      Local de Residência:

Quanto mais longe do Equador, menos raio UVB que produz a vitamina D é emitido.

 

4)      Uso de Protetor Solar:

Não há tanta diferença em produção de vitamina D em indivíduos que aplicam protetor solar, daqueles que não aplicam, segundo algumas pesquisas realizadas. Isto porque quase sempre não plicamos a quantidade suficiente ou o fator de proteção necessário.

 

 
 

5)      Peso:

A obesidade está relacionada com pouca quantidade da vitamina e que o excesso de peso pode afetar a sua biodisponibilidade. 

 


6)      Qualidade do Ar:

Os detritos provenientes da queima de combustíveis fósseis, madeira e outros materiais podem espelhar e absorver os raios UVB, diminuindo a produção de vitamina D.

 

Poi isso fique atento...

Esteja sempre com seus exames em dia, e em sinal de qualquer dúvida, procure um especialista.

 

Abraços

 

Equipe Innove Clinic

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário