quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ESCOVA PROGRESSIVA: FIQUE ATENTA AOS RISCOS QUE ESSE PROCEDIMENTO NOS PROMOVE!!!





Pessoal, todos nós sabemos que muita gente por aqui faz progressiva, e adoram o resultado...
Mas, eu como médica, e dermatologista, tenho que falar que os riscos de usar o formol vão muito além dos danos aos cabelos... O formol é CANCERIGÊNO e causa tumor principalmente em boca e no sistema respiratório.
Garotas, isso e muito sério!!!!
 
 
 Não existe uma dose cumulativa ou tempo de contato para o aparecimento do tumor, qualquer contato gera o risco.
 

As pessoas que estão ao seu redor e inalarem o formol, como a cliente, o cabeleireiro, quem foi apenas fazer as unhas, todos tem risco aumentado de desenvolver tumor.
 
Por lei desde 2009 o formol só é permitido como agente endurecedor de unhas e como conservante de formulações, no limite máximo de 0,2%.
A adição nesses níveis deve ser feita durante o processo de industrialização. Acrescentar a substância ao produto cosmético pronto, seja qual for a concentração, configura adulteração, prática considerada como crime hediondo pelo Código Penal Brasileiro.
Existem alguns produtos que fazem alisamento, que são autorizados pelas órgãos competentes, à ser utilizado. O grande problema é que estes outros alisantes não funcionam tão bem, então algumas empresas substituiram o formol pelo ac glioxílico, que também não é permitido pela OMS, pois ao ser aquecido pelo calor da chapa libera formol, ou seja, driblaram a legislação.
 
 
 
O ácido glioxílico veio para substituir o formol com mais naturalidade, pois o ácido glioxílico, e outras substâncias que produzem formol, são difíceis de reconhecer. Isso porque elas não tem o odor forte característico do formol. Muitos dos vendedores usam isso como propaganda.
 
A ANVISA alerta:Se tiver escrito ácido glioxilico, não se engane, não use este produto!
Abraços
Dra. Karina Nunes
Innove Clinic
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário