quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Melasma, entenda mais sobre essa mancha


- É caracterizado pela presença de mancha acastanhada na pele da face, principalmente em região malar (bochechas), testa, nariz, lábios superiores e acima das sobrancelhas.
- Acomete principalmente mulheres, mas a população masculina também pode ser vitimada em 30% dos casos.
- História de familiares com a mancha, mãe, tias e irmãs ocorre em 40% dos pacientes, ou seja fator genético é muito importante.
- O início é predominante na terceira idade ou seja, dos 20 aos 30 anos, com pico de acometimento até os 40 anos.




- As manchas são extremamente instáveis, podem aumentar em tamanho, surgirem novas, confluir e escurecer. Não existe sintomas como prurido ou dor.
- A partir dos 60 anos as manchas tendem a diminuir e a desaparecer (pelo menos uma boa noticia!!).
- O que realmente causa o Melasma é desconhecido, sabe-se que existe o funcionamento errado dos melanócitos (células que produzem a pigmentação da pele). Outros fatores como sol, hormônios, gravidez, medicações (anticoncepcional) pode piorar o melasma.



- Tratamento: infelizmente ainda não existe nada tão certo para acabar com o melasma, fazemos controle através de cremes clareadores, peeling e alguns lasers.
Tenho tido muito resultado com peeling, em especial o Cosmelan, creme clareadores para usar em casa e capsulas orais que funcionam como "fotoprotetores" orais



 

Converse com seu dermatologista
Um beijo
Dra Karina Nunes
Innove Clinic

Nenhum comentário:

Postar um comentário